Selfies com turistas

Assim que os filhotes abrem os olhos, são submetidos à posar com os turistas para Selfies. Os filhotes permanecem o dia inteiro em jaulas e são constantemente carregados pelos turistas. Esses filhotes são privados de sono e alimentação e acabam desnutridos propositalmente para terem um crescimento mais lento.

As fotos de famosos posando com filhotes nas redes sociais como Instagram ou Facebook fez aumentar tremendamente a demanda por este tipos de foto. A maioria dos turistas não conhecem a crueldade associada ao negócio de cria de leões em cativeiro. Todavia, existem alguns zoológicos na África do Sul que explicam a atividade de caça enlatada mas afirmam que eles não estão relacionados com essa atividade. Uma pergunta que todo turista deveria fazer „Pra onde vão os filhotes quando crescerem?“. Se for dito que eles irão para as Savanas ou para uma Reserva Natural, estão ocultando a verdade. Soltar leões criados em cativeiro no habitat natural é proíbido e todas as Reservas Naturais estão com capacidade máxima de leões.

Além de filhotes serem usados para selfies com turistas, também são (ab)usados em diversas ocasiões como: abertura de uma nova loja ou de um novo shopping center, como decoração em fotos de casamento e até em coleira nas passarelas da moda. As idéias para exploração de filhotes são infinitas.

Os turistas pagam cerca de 25 € por uma oportunidade de tirar uma selfie. Com uma média de 400 turistas por semana, isto significa uma renda de 520.000 € por ano.

Main image and image below courtesy of Stichting SPOTS