Caça Enlatada

Qual o significado de „Caça Enlatada“? Significa oportunidade de caçar um animal numa área confinada com uma probabilidade muito grande de encontrar e matar o animal. Por isso o termo „enlatada“ que é praticamente garantida. Os animais são criados pelos seres humanos e por isso não tem a reação de fugir ao ver um caçador.

Caça Enlatada na África do Sul se refere a caça de leões que cresceram em cativeiro esperando pela bala para morrer. Cerca de 8.000 leões em mais de 200 fazendas estão esperando para serem caçados por turistas principalmente dos USA, Espanha, Alemanha, Itália e Rússia.

Muitas das Federações internacionais de Caça como a SCI (Safari Club International – Clube Internacional do Safari) já não aceitam mais animais caçados em caça enlatada para inclusão no livro dos récordes e chamam a caça enlatada de „tiro enlatado“ (canned shoots) já que não involve caça alguma.

Os leões são soltos pouco antes da caça. Algumas vezes eles são drogados e não caminham muito longe. Presas tambem são usadas como iscas para garantir que os leões fiquem perto de onde foram soltos, ficando um alvo fácil para o caçador.

A maioria das vezes esses Caçadores são „turistas“ com pouca ou nenhuma experiência em caça. Eles estão em busca de uma adrenalina barata em pouco tempo. Os „fornecedores“ de caçadas prometem uma caça garantida em um dia com um preço acessível. A caça de um leão selvagem pode custar até US$ 60.000, o quanto que a enlatada tem um custo a partir de US$ 16.000. Leoas custam menos. Turistas/caçadores podem escolher através de um catálogo on-line qual leão se encaixa dentro do seu orçamento. 

Caça Enlatada é oficialmente „ilegal“ na África do Sul. Enquanto que a caça de leões criados em cativeiro é permitida. Lógico que é só um jogo de palavras usado pra confundir o turista e o público em geral.


Main image courtesy of CACH (Campaign against Canned Hunting), image below courtesy of Dirk Palfalusi.