O comércio de ossos de leões e os riscos associados à saúde (11/2018)

Em 2018 o governo da África do Sul permitiu a exportação de 800 esqueletos de leões criados em cativeiro. A maioria desses foram enviados à Ásia, para serem transformados em vinho de tigre. Ossos de leões vêm sido utilizados como substitutos à ossos de tigres desde que os tigres entraram para a lista de animais ameaçados.

Além do comércio de ossos ser cruel e não contribuir em nenhuma forma com a conservação da espécie, pode também ainda trazer riscos sérios à saúde humana. 

Linda Park, diretora do Voice4Lions, afirma que há um risco elevado para o ser humano devido a presença de tuberculose (TB) nos leões e supostamente nos seus ossos. Esta afirmação é confirmada pelo renomado cientista e Professor da Universidade de Stellenbosch, Paul van Helden.: “Sabemos que o organismo mais comum causador da TB é Mycobacterium bovis (causador tambem da TB bovina). Esta bacteria é praticamente identica a que causa TB em humanos. Infelizmente esta bactéria pode tambem afetar outros orgãos além dos pulmões sendo muito difícil de ser diagnosticada. Além disso, é muito resistente a um dos 4 tipos de antibióticos usados no tratamento de TB humana. Por isso, o tratamento deste tipo de TB em humanos fica comprometido. Acredito sinceramente que a exposição do ser humano aos ossos de animais, especificamente os de leões, representa um risco muito grave de contaminação da TB bovina ou outro tipo de TB.”

Os riscos mais graves são para aqueles empregados nas fazendas que lidam com as carcaças e ossos sendo que eles preparam a carcaça imediatamente depois de o leão ter sido caçado ou abatido.

Contudo, pode também afetar outras pessoas da cadeia de negócios como o taxidermista, funcionários das alfândegas, etc. Existe também o problema que a TB pode ficar dormente no corpo por anos enquanto se multiplica sem se manifestar. Quando a doença se manifesta, o paciente provavelmente irá contaminar outros membros da família, amigos ou qualquer um que esteja em contato sendo que a doença é transmitida através do sistema respiratório.

Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal. A TB ativa afeta os pulmões mas a TB bovina pode se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Complicações típicas associadas à TB são dores na coluna, problema com articulação, meningite, fígado, rim ou doença do coração.

O relatório completo pode ser lido aqui:

Main image courtesy of Dirk Palfalusi